UOL


São Paulo, domingo, 19 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sánchez de Lozada desembarca nos EUA

DA REDAÇÃO

O ex-presidente Gonzálo Sánchez de Lozada chegou a Miami (EUA) na madrugada de ontem, depois de ter renunciado à Presidência da Bolívia na sexta-feira, anunciou Moisis Jarmusz Levy, cônsul do país na Flórida.
Sánchez de Lozada desembarcou às 5h locais (7h em Brasília) em um vôo da Lloyd Aéreo Boliviano procedente de Santa Cruz de la Sierra (900 km de La Paz).
Pela programação, Sánchez de Lozada deveria seguir para Washington, mas optou por permanecer em Miami. "É possível que ele chegue [a Washington] na segunda-feira", afirmou Martín Ricotoro, adido militar da Embaixada da Bolívia na capital dos EUA.
O ex-presidente não apareceu para responder perguntas de um grupo de jornalistas que o aguardava no aeroporto de Miami.
Sánchez de Lozada viajou com a mulher, uma filha e outros familiares. Também o acompanhavam os ex-ministros do Interior, Yerko Kukoc, da Defesa, Carlos Sánchez Berzáin, e da Saúde, Javier Tórrez Goitia.
Os EUA divulgaram nota na madrugada de sábado lamentando a renúncia de Sánchez de Lozada. "Lamentamos as circunstâncias que incluem perda de vidas e conduziram à renúncia de Sánchez de Lozada." O ex-presidente estudou e morou muitos anos nos EUA, e um de seus apelidos em seu país era "Gringo", por falar espanhol com sotaque.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Revolta nos Andes: Novo presidente vê risco de "naufrágio total"
Próximo Texto: Renúncia expõe racha entre brancos e índios
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.