UOL


São Paulo, domingo, 19 de outubro de 2003

Texto Anterior | Índice

Beata é ícone do atual papado, diz cardeal

DO ENVIADO ESPECIAL

"Madre Teresa de Calcutá será um dos principais símbolos deste pontificado... Protegeu pobres, deficientes e doentes. João Paulo 2º faz o mesmo. O papa sempre se doou e continua a se doar. A mensagem dele e da Madre Teresa, no fundo, é uma só", afirma o cardeal português d. José Saraiva Martins, prefeito da Congregação das Causas dos Santos desde 1998.
Leia a seguir trechos da entrevista que Saraiva Martins, professor de teologia em universidades italianas e autor de mais de 25 obras, concedeu em Roma.

Folha - Por que Madre Teresa está sendo beatificada sem que o Vaticano espere o período tradicional de cinco anos após a morte do candidato para iniciar o processo?
José Saraiva Martins -
A beatificação de Madre Teresa é um acontecimento católico extraordinário. Ela é uma pessoa com uma mensagem muito importante, urgente hoje. Servia sempre ao homem, de qualquer religião. Mesmo não-cristãos fazem pedidos a ela. Beatificá-la é respeitar sua dignidade.

Folha - Ela foi acusada de querer converter a quem ajudava...
Saraiva Martins -
São acusações infundadas. Ela nunca pediu nada em troca da ajuda e do amparo que oferecia indistintamente.

Folha - A igreja pretende estimular modelos de combate à tendência de aumento da exclusão social?
Saraiva Martins -
Sim, no mundo cada vez mais pobre, o exemplo de Madre Teresa terá grande e necessária repercussão. Os pobres eram seu tesouro. Ela dizia: "A pior calamidade para a humanidade não é a guerra ou o terremoto, mas viver sem Deus. Quando Deus não existe, tudo se admite".

Folha - O sr. conheceu pessoalmente Madre Teresa. Isso teve um papel na decisão de beatificá-la?
Saraiva Martins -
Tive o grande prazer de conhecê-la. Madre Teresa era sempre generosa e pude comprovar isso, mas não foi levado em conta na decisão. A beatificação se deve ao seu mérito.

Folha - Madre Teresa será a santa-símbolo deste pontificado?
Saraiva Martins -
Sim, sem dúvida, será um dos principais símbolos. Ela acompanhou muitas vezes o papa. E a mensagem dela é uma mensagem humana, especial. Ela protegeu os pobres, os deficientes, os doentes. O papa João Paulo 2º faz o mesmo. Ele sempre se doou e continua a se doar. A mensagem do papa e da Madre Teresa, no fundo, é uma só.

Folha - Este é o papa que mais fez beatificações e canonizações...
Saraiva Martins -
O papa é coerente com sua missão. Valoriza seus filhos. A santidade faz parte da história da igreja. Por isso ele fez tantos santos e tantas viagens. Ele propõe um modelo de santidade, e Madre Teresa representa um grande modelo de santa. O homem precisa de modelos, e, nesta época em que os valores se perdem tão facilmente, quem melhor que ela como de exemplo?



Texto Anterior: Papa diz que fica "até quando Deus quiser"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.