São Paulo, sábado, 19 de novembro de 2005

Texto Anterior | Índice

CINEMA FAZ MAL À SAÚDE

Filmes são influência para 38% dos jovens

Cinema leva jovens a fumar, diz estudo

CATHERINE LARKIN
DA BLOOMBERG

Jovens que geralmente vêem atores fumando em filmes têm uma probabilidade quase duas vezes maior de experimentar o cigarro do que os jovens que raramente vêem o uso do tabaco em filmes, segundo sugere um novo estudo.
Os pesquisadores da Faculdade de Medicina de Dartmouth descobriram que 38% dos adolescentes que experimentaram cigarros o fizeram porque haviam visto pessoas fumando em filmes, segundo estudo realizado com 6.522 adolescentes norte-americanos entre 10 e 14 anos. Os resultados do estudo foram publicados hoje pela revista "Pediatrics".
O risco de começar a fumar foi mais elevado quanto maior a exposição ao tabagismo, no estudo feito com quatro grupos de jovens que foram perguntados se assistiram a uma seleção aleatória de filmes norte-americanos lançados de 1998 a 2000. Os pesquisadores detectaram cenas envolvendo o cigarro em cerca de 74% dos filmes.
Essas descobertas sugerem que a influência de pessoas fumando em filmes pode superar a influência dos pais e amigos na decisão dos jovens de experimentar cigarros, disse James Sargent, coordenador do estudo e professor de pediatria, em comunicado divulgado pela Faculdade de Dartmouth.
Os autores do estudo sugerem que os executivos da indústria cinematográfica deveriam reduzir as cenas em que pessoas aparecem fumando ou em que são feitas referências a marcas de cigarro nos filmes. Outra possibilidade seria instituir um sistema de recomendação por faixa etária que traria um aviso sobre os riscos do tabagismo. A pesquisa foi financiada pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos.
Mais de 3 milhões de adolescentes entre 12 e 17 anos, ou cerca de 13% da população dessa faixa etária, fumam cigarro, segundo o Instituto Nacional sobre o Abuso de Drogas dos EUA. Cerca de 29% dos norte-americanos usam algum tipo de tabaco, de acordo com o site do instituto.


Texto Anterior: Mídia: Televisão árabe "expurga" Simpsons em nova versão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.