São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NICARÁGUA

Sandinistas e opositores se enfrentam na capital do país

DA REDAÇÃO

Simpatizantes governistas e opositores voltaram a se enfrentar ontem em Manágua, Nicarágua, em uma disputa eleitoral que já dura dez dias. Para impedir uma marcha da oposição, milhares de sandinistas tomaram as ruas da cidade armados de paus, pedras e morteiros.
Opositores ao presidente sandinista Daniel Ortega querem anular as eleições municipais de 9 de novembro, rodeadas de suspeitas de fraude e que deram vitória ao sandinismo em mais de cem dos 146 municípios do país.
Na madrugada de hoje, segundo "El País", o Partido Liberal Constitucionalista (PLC), conservador, submeteu recurso ao tribunal eleitoral do país pedindo a impugnação do pleito, do qual se diz vencedor. Já a Frente Sandinista (FSLN) pede que a corte oficialize os resultados do dia 9.
A imprensa local noticiou que os conflitos paralisaram a capital ontem. O comércio fechou as portas, bem como as escolas e a prefeitura. A chefe da polícia do país, Aminta Granera, instou sua corporação a evitar "técnicas letais" ao apartar os confrontos, temendo um "banho de sangue".


Com agências internacionais


Texto Anterior: Protestos: Governo local é alvo de chineses por trocar de sede
Próximo Texto: Espanha: Garzón desiste de investigar desaparecimentos sob Franco
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.