São Paulo, sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Flamenco, torres humanas e acupuntura viram patrimônio

DE SÃO PAULO

A acupuntura chinesa, o flamenco espanhol, a arte de domar falcões na Mongólia e a de produzir biscoitos de gengibre no norte da Croácia, além de outras 43 atividades tradicionais, ganharam nesta semana o status de patrimônio da humanidade da Unesco.
Desde anteontem, integram um seleto grupo de 232 monumentos "intangíveis" -ou seja, feitos não de pedra ou ferro, mas resultado de anos de transmissão de pai para filho.
Para fazer parte dessa seleção anual, os organizadores consideram as tradições culturais que contribuem para manter viva a história de um povo.
O Brasil, dessa vez, ficou de fora. Nenhum símbolo da nossa cultura foi escolhido.
No caso do flamenco, nascido na região de Andaluzia, no sudeste espanhol, a justificativa para a honraria é a de ser "uma dança apaixonante e conhecida por envolver todos os sentimentos humanos, da tristeza à alegria".
Também estão lá manifestações gastronômicas como a "dieta mediterrânea", encontrada em países como Espanha, Grécia e Itália.
São pratos feitos com azeitona, cereais, frutas frescas e vegetais, além da presença de uma quantidade moderada de peixe, acompanhados de um copo de vinho.
Há rituais exóticos, como a "procissão pulante" de Echternach (Luxemburgo), tradição milenar em que moradores percorrem as ruas saltitando ao som de uma banda. Outra manifestação agraciada, as "torres humanas", chamam a atenção nos festivais da Catalunha.
São andares de pessoas, umas em cima das outras. Os de cima se equilibram nos ombros dos de baixo. Para evitar que tudo vá ao chão, os mais fortes ficam na base.
A tradicional medicina chinesa, representada pelo milenar método da acupuntura, também está presente.

FOLHA.com

Leia a lista completa
folha.com.br/mu832779


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Brasil-EUA: Jobim e Gates vão se reunir durante cúpula
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.