São Paulo, domingo, 19 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

33 pelo mundo

ALINE PELLEGRINI
DE SÃO PAULO

Para os 33 trabalhadores libertados em outubro após 69 dias presos numa mina no Chile, a vida virou uma festa.
Disputados por emissoras, clubes de futebol e todo tipo de entidade, vêm recebendo assédio dado a celebridades.
Na lista dos paparicos se destacam convites para viagens. Muitas vezes, suas famílias vão a tiracolo.
A primeira aterrissagem foi em terras espanholas, na semana seguinte ao resgate do dia 13 de outubro.
Quatro dos 33 foram a Madri para participar de um programa de televisão.
Os mineiros Ariel Ticona, Víctor Segovia e os primos Esteban e Pablo Rojas aproveitaram para visitar o estádio Santiago Bernabeu, do Real Madrid.
Em sua primeira viagem juntos, os 33 embarcaram para os EUA, em 18 de novembro. A convite da CNN, eles participaram de um programa especial em homenagem a "pessoas comuns que mudaram o mundo".
Nos EUA, gravaram o programa em Los Angeles e visitaram Hollywood e Atlanta.
Um deles esticou ainda mais. Edison Peña, conhecido como "mineiro corredor" por correr até 10 km diariamente debaixo da terra entre as galerias da mina, participou em 7 de novembro (menos de um mês depois do resgate, portanto) da maratona de Nova York.
Peña também foi convidado a visitar Graceland, o memorial de Elvis Presley na cidade de Memphis, no Estado do Tennesse, com a família.
O convite surgiu de seu fanatismo pelo cantor. A visita vai acontecer de 6 a 9 de janeiro, durante a comemoração anual do aniversário de Elvis.
Os mineiros muitas vezes ganham cachê. Quando deixaram a mina, em outubro, os trabalhadores combinaram que cobrariam por entrevistas e participação em eventos, juntariam tudo numa caixinha e dividiriam o dinheiro.
Na época, receberam proposta de até R$ 85 mil por entrevista. Ninguém revela, no entanto, quanto já foi arrecadado até o momento.

RELATOS
A convite de uma cervejaria portuguesa, Luiz Urzúa viajou a Portugal no dia 6 de dezembro. Em Vialonga, no município de Vila Franca de Xira, ele falou da prova que foi ficar soterrado a mais de 600 metros de profundidade.
No mesmo dia, Juan Illanes e Raúl Bustos visitaram a Costa Rica, também para contar a experiência passada. A palestra foi na Universidad Latina, em San Pedro.
Outro que entrou no circuito de palestras foi o ex-jogador profissional de futebol Franklin Lobos, chamado pela Fifa para eventos da entidade.
A experiência de Lobos com o futebol também lhe rendeu visita a Assunção, no Paraguai. Em 25 de novembro, o ex-jogador participou do sorteio das chaves da Taça Libertadores 2011 e recebeu uma homenagem.
No último dia 12, 26 mineiros pousaram na Inglaterra para assistir a Manchester United contra Arsenal, clássico do futebol britânico.
Segundo David Gill, chefe-executivo do Manchester, os mineiros ajudaram na vitória por 1 a 0, já que o técnico "usou a motivação" deles para "incentivar o time".
O último pouso deste ano será em Israel. Os 33 aceitaram o convite do governo para passar a festa de Natal em Jerusalém.


Texto Anterior: Luiz Carlos Bresser - Pereira: Por quem é mais racional
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.