UOL


São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Primeiras cidades são da região

ESPECIAL PARA A FOLHA

Algumas das primeiras cidades conhecidas -como Uruk (terra de Gilgamesh, que deu origem ao nome Iraque) e Ur (cidade natal de Abraão, o pai de religiões monoteístas como o judaísmo, o cristianismo e o islamismo)- se localizam no Iraque. Fundada pelo califa Al Mansur (o Vitorioso) em 762, Bagdá era a maior cidade do mundo e tinha cerca de 1 milhão de habitantes já no século 9º.
"A invenção das cidades pode ser o mais duradouro legado da Mesopotâmia. Não havia apenas uma cidade, mas dezenas, cada uma com seu território rural e sua própria rede de irrigação", diz a antropóloga e assirióloga Gwendolyn Leick, autora de "Mesopotâmia, a Invenção da Cidade".
Os historiadores salientam, diz ela, o surgimento de Estados centralizados que exerceram controle sobre territórios frequentemente muito vastos, mas a unidade sociopolítica mais duradoura e bem-sucedida a surgir na Mesopotâmia foi a cidade-Estado.
"A idéia da cidade como um conceito heterogêneo, complexo, desordenado, em permanente mudança, mas basicamente viável para a sociedade humana foi uma criação mesopotâmica", afirma Leick.
A primeira cidade a ser criada, segundo a épica babilônica, foi Eridu, localizada ao sul do Eufrates -nasceu antes mesmo das árvores, segundo o mito. Eridu transformou-se num importante centro religioso dedicado ao culto do deus da água, Enki. (PDF)


Texto Anterior: Iraque
História

Próximo Texto: Íntegra: Leia o pronunciamento de Bush sobre a guerra
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.