São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fim do embargo reativa parceria com o Brasil

SAMY ADGHIRNI
DA REPORTAGEM LOCAL

A queda do regime de Saddam Hussein e o fim do embargo da ONU ao Iraque levaram os governos brasileiro e iraquiano a se reaproximarem, norteados pela ambição de resgatar uma parceria que floresceu nos anos 70 e 80.
Os sinais mais recentes desse processo, segundo a Folha apurou, são a visita ao Brasil, prevista para junho, de cinco ministros de Bagdá e a realização de uma feira bilateral de negócios no fim deste ano em território iraquiano.
No próximo mês, o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Iraque, Jalal Chaya, vai a Bagdá para preparar a vinda ao Brasil dos ministros iraquianos de Transporte, Eletricidade, Planejamento, Petróleo e Comércio.
Nos últimos três anos, já estiveram no país o presidente iraquiano, Jalal Talabani, altos funcionários do Ministério do Comércio e o líder do Dawa, um dos maiores partidos xiitas do Iraque, o ex-premiê Ibrahim al Jaafari.
Chaya também está conversando com a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações) sobre a segunda feira "Brasil Reconstruindo o Iraque", que acontecerá em Irbil, no Curdistão iraquiano -por razões de segurança, a primeira, em 2005, havia ocorrido em Amã, na Jordânia.
A idéia da feira é colocar frente a frente empresários brasileiros e iraquianos, principalmente nas áreas de alimentação e maquinária, que vêm alavancando o comércio bilateral. Segundo dados oficiais, as vendas do Brasil ao Iraque alcançaram US$ 226 milhões no ano passado e representam o melhor resultado desde 1990, quando a ONU impôs um embargo econômico que vigorou até 2003.
No plano diplomático, o Iraque enviará um novo embaixador a Brasília. O Brasil mantém um núcleo de assuntos iraquianos na embaixada na Jordânia e promete reativar a missão brasileira em Bagdá até o início de 2009.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Agenda mostra Hillary ausente de decisões do governo Clinton
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.