São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 2008

Texto Anterior | Índice

BÁLCÃS

Croácia, Hungria e Bulgária reconhecem Kosovo soberano

DA REDAÇÃO

Croácia, Hungria e Bulgária anunciaram ontem que vão reconhecer Kosovo como país, em um duro golpe à campanha da vizinha Sérvia contra a independência da Província. Em comunicado conjunto, as três nações afirmaram que a decisão foi baseada em "cuidadosa consideração". Eles também destacaram a importância de proteger a minoria sérvia em Kosovo, cuja população é 90% albanesa.
O presidente sérvio, Boris Tadic, afirmou nesta semana que os "já frágeis" laços do país com a Croácia -também ex-república iugoslava- corriam risco. "O reconhecimento de Kosovo certamente não é um ato de boa fé entre vizinhos."
Fontes diplomáticas acreditam que a Sérvia irá retirar seus embaixadores temporariamente das capitais dos três países. Mas outras retaliações não são esperadas.
Anteontem, o Canadá também reconheceu a soberania de Kosovo, reafirmando a tese de que forçar 2 milhões de albaneses a serem cidadãos da Sérvia, após nove anos sob controle da ONU e da Otan, não é uma opção viável- 33 países já reconhecem a independência, declarada há um mês.
Canadá, Hungria e Bulgária são integrantes da Otan, a aliança militar liderada pelos Estados Unidos. A Croácia quer ingressar no grupo. Na Europa, Espanha, Romênia, Bósnia e Macedônia não reconheceram a independência da Província.


Com agências internacionais.


Texto Anterior: México: Fraudes racham eleição interna da oposição
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.