São Paulo, segunda-feira, 20 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A DOUTRINA OBAMA

1) Saber ouvir
"Os EUA continuam sendo a nação mais poderosa e rica da Terra, mas somos apenas uma nação, e os problemas que enfrentamos (...) não podem ser resolvidos por um só país. Se você parte dessa abordagem, você se inclinará a ouvir e não só a falar"

2) Liderar pelo exemplo
"Os EUA representam um conjunto de ideais e valores universais (....) ideais de ampla aplicação. Mas também acredito que outros países têm culturas diferentes, perspectivas diferentes, histórias diferentes, e que a melhor maneira de promover nossos valores e ideais é pelo exemplo"

3) Reconhecer que os outros países têm interesses
"Os países têm interesses, e as mudanças de abordagem da política externa no meu governo não vão de uma hora para outra fazer desaparecer esses interesses que podem divergir dos nossos. O efeito dessas mudanças é tornar os outros países mais dispostos a cooperar do que a não cooperar"

4) Corolário
"É importante, não só aqui no hemisfério como no mundo, reconhecer que nosso poderio militar é só um braço do nosso poder, e que nós temos que usar nossa diplomacia e nossa ajuda ao desenvolvimento de maneira mais inteligente, de modo que as pessoas comuns possam ver melhorias concretas em sua vida como consequência da política externa americana"


Texto Anterior: EUA devem liderar pelo exemplo, diz Obama
Próximo Texto: Presidente vê sinais "positivos" de Raúl Castro e Chávez e dá resposta a Morales
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.