São Paulo, terça-feira, 20 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LÍBANO

Liga Árabe tenta salvar diálogo de conciliação

DO "FINANCIAL TIMES"

Chanceleres dos países árabes tentaram ontem salvar o diálogo de conciliação no Líbano, após sucessivas propostas falharem em alcançar consenso entre a coalizão governista pró-Ocidente e a oposição liderada pelo Hizbollah, que tem apoio do Irã.
No quarto dia de negociações no Qatar, os ânimos se acirraram, e conversas sobre concessões cederam espaço a acusações mútuas sobre quem é o responsável pela crise.
A delegação da Liga dos Países Árabes -oito ministros das Relações Exteriores, liderados pelo xeque Hamad bin Jassem al Thani, chanceler do Qatar- ainda tentava salvar o diálogo, que visa evitar a eclosão de uma nova guerra civil no país. "É agora ou nunca", afirmou um alto funcionário da delegação. "Nós não podemos ficar aqui para sempre".
Apesar dos apelos, no final do dia os dois lados em conflito não concordaram com mudanças na lei eleitoral ou com um acordo de divisão de poder em um novo gabinete. A oposição manteve a demanda pela constituição de um governo no qual ela venha a ter poder de veto.


Texto Anterior: França admite conversas com Hamas e irrita EUA
Próximo Texto: Argentina: Produtores rurais vão suspender amanhã o locaute
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.