São Paulo, domingo, 20 de junho de 2004

Texto Anterior | Índice

Centro mistura cabala, dízimo e auto-ajuda

DO "NEW YORK TIMES"

Não é surpreendente que fique na região de Los Angeles a sede do Kabbalah Centre, cujo líder, o rabino Philip Berg -ex-corretor de seguros cujo nome original é Feivel Gruberger e que é pai de Michael Berg-, é o guru de Madonna. Alguns críticos o tacham de charlatão, e seu movimento, de seita. A organização já atraiu, além de Madonna, Demi Moore, Britney Spears, Winona Ryder, Mick Jagger e Barbra Streisand.
Com 50 filiais, o centro promove aulas que afirmam abrir o tesouro do misticismo judaico a todos, até a não-judeus. Mas também divulga conceitos acacianos como a paz interior, o sexo melhor e a redução do estresse. E vende vidros de água de fonte montanhesa benta pela cabala por US$ 2,50 o litro, creme facial bento e pulseiras de barbante vermelho para afastar o mau-olhado. Além de convidar devotos de alta renda a pagar um dízimo.
""O Kabbalah Centre é feito de partes iguais de sabedoria judaica tradicional, por um lado, e bobagem e enganação, de outro", disse o rabino ortodoxo Yitzchok Adlerstein. ""O fascínio tolo por ele representa Los Angeles no que ela tem de pior: a tendência de querer tudo já, sem esforço e por direito, em vez de trabalhar duro para conseguir o que se quer."


Texto Anterior: Religião: Madonna vira "Esther" e incensa o "judaísmo pop"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.