São Paulo, sábado, 20 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRATADO DE LISBOA

Irlanda recebe garantias e confirma referendo sobre UE

DA REUTERS

Representantes dos países da União Europeia anunciaram ontem medidas para tentar garantir a aprovação do Tratado de Lisboa na Irlanda, único país que ainda não ratificou o novo conjunto de regras para o funcionamento do bloco, rejeitado em junho do ano passado pelos eleitores do país.
O segundo referendo será realizado em outubro, confirmou ontem o primeiro-ministro Brian Cowen, após receber de seus pares em Bruxelas a garantia de que as novas regras não retirarão da Irlanda poder de decisão sobre assuntos que vão das leis sobre aborto à neutralidade militar do país.
Uma das razões apontadas para a derrota do tratado na consulta popular é a percepção por parte dos eleitores de que a Irlanda perderia parte de sua soberania se o documento fosse aprovado.
"Quaisquer dúvidas que eleitores tenham tido foram resolvidas", disse Cowen.
O Tratado de Lisboa incorpora elementos do projeto de Constituição para o bloco abortado em 2005 e dá maior agilidade ao processo decisório da União Europeia.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Religião: França inicia investigação sobre burca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.