São Paulo, terça-feira, 20 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REINO UNIDO

Pacote anticrime é lançado

Blair anuncia "cruzada pessoal" contra crimes

DA REDAÇÃO

O premiê Tony Blair anunciou ontem um plano de cinco anos para reduzir os crimes no Reino Unido, prometendo construir uma sociedade baseada em "regras, ordem e comportamento adequado". A segurança é um dos temas que devem pautar a campanha para as eleições em 2005.
Para Blair, trata-se do final do "consenso liberal dos anos 60" sobre a lei e a ordem e de se colocar no centro do debate a necessidade de defender a maioria da população, que cumpre as normas, em detrimento dos infratores.
Blair prometeu uma "cruzada pessoal" para diminuir em 15% o número de crimes até 2008. A proposta inclui dar maior poder aos policiais e mais tratamento a usuários de drogas e controlar por satélite os 5.000 criminosos mais reincidentes. Para os adversários, o plano é mera retórica.
Elaborado pelo ministro do Interior, David Blunkett, o pacote agravará as punições para delitos sexuais e dará mais poder às comunidades para combater "comportamentos anti-sociais" relacionados ao consumo de álcool e a drogas. Também deverão passar de 5.000 para 25 mil o número de membros das forças municipais de apoio, e a polícia terá o efetivo recorde de 138 mil membros.
Sem dar detalhes, Blunkett anunciou ainda a criação de "e-fronteiras" (fronteiras virtuais), para vigiar quem entra e sai do país.
Segundo o governo, desde que Blair assumiu, em 1997, o número de delitos caiu 25%, mas o de crimes violentos cresceu 11% no ano passado em relação a 2002.
O pacote anticrime é o mais recente de uma série de planos de cinco anos divulgados nas últimas semanas, numa tentativa de transferir o foco da Guerra do Iraque para questões domésticas, como saúde e educação.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Darfur: Sudão condena dez a amputação
Próximo Texto: América do Sul: Votação dá fôlego a presidente boliviano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.