São Paulo, sexta-feira, 20 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brown quer endurecer lei sobre posse de maconha no Reino Unido

Seis ministros assumiram nesta semana o consumo da droga quando jovens

DA REDAÇÃO

As leis sobre a maconha no Reino Unido serão endurecidas pelo premiê Gordon Brown, sob a alegação de que tipos mais fortes da droga têm causado muitos problemas de saúde mental. Nesta semana, seis ministros assumiram ter fumado maconha quando jovens -entre eles a responsável pela revisão da lei, a ministra do Interior, Jacqui Smith.
Em 2004, a droga foi da classe B, que inclui anfetaminas, para a classe C, junto de anabolizantes. A posse de uma droga da classe C implica em detenção, mas, na prática, a polícia dá uma advertência verbal. A mudança havia sido feita para que o combate às drogas se focasse nas da classe A. Brown quer que a maconha volte a ser classe B.
Críticos da reclassificação alegam que a medida é resultado do sensacionalismo da imprensa sobre o uso da droga e da intenção de Brown de diferenciar a sua política da de seu antecessor, o também trabalhista Tony Blair.
O ministro das Finanças e dois ministros do Home Office (equivalente à pasta da Justiça) estão entre os que assumiram o consumo da droga. Brown e o ministro do Exterior dizem nunca ter fumado maconha.


Com o "Independent"


Texto Anterior: Rússia responde e expulsa quatro diplomatas britânicos
Próximo Texto: Paquistão: Ataques matam mais de 70, maioria é civil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.