São Paulo, segunda-feira, 20 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gates impõe um ano para avanço no Afeganistão

DE NOVA YORK

O secretário da Defesa, Robert Gates, afirmou, em entrevista ao "Los Angeles Times", que, após oito anos, as forças lideradas pelos EUA precisam mostrar sinais de avanço no Afeganistão dentro do prazo de um ano, para evitar a percepção de que é simplesmente impossível sair vitorioso desta guerra.
Gates reconheceu que não será possível vencer o Taleban dentro desse prazo, mas afirmou que é importante modificar a situação nesse período, sob o risco de perder o apoio da população.
"Depois da experiência no Iraque, ninguém está preparado para enfrentar uma batalha arrastada em que não existem sinais de avanço. (...) Os soldados e o povo americano estão cansados."
O desgaste na Guerra do Iraque foi um dos fatores que contribuíram para os baixos níveis de popularidade do presidente George W. Bush.
Além disso, contribuiu para o fraco desempenho republicano nas urnas, na eleição que levou o democrata Barack Obama à Casa Branca. Desde 2003, 4.300 soldados dos EUA foram mortos no Iraque.
Obama decidiu priorizar a atuação no Afeganistão e anunciou o envio de mais 21 mil soldados para combater o Taleban. Os mortos das forças aliadas atingiram 50 em junho, o recorde em um mês desde o início do conflito.
Na semana passada, Obama disse esperar que haja uma transição para uma nova fase após a eleição presidencial, em 20 de agosto.
Segundo Gates, se os EUA conseguirem mostrar progresso, será possível colocar mais tempo "no relógio de Washington". A cúpula militar americana deve apresentar sua avaliação da nova estratégia para o Afeganistão até o próximo mês. (JL)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Governo estuda grupo especial para interrogatório de terroristas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.