São Paulo, quarta-feira, 20 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ANÁLISE

Depoimento funciona, até como dramaturgia

Investigações seguem, mas a batalha de ontem foi vencida pelo magnata; ataque coroou êxito de performance

NELSON DE SÁ
ARTICULISTA DA FOLHA

O filho começava a falar quando Rupert Murdoch tocou seu braço e fez a primeira intervenção: "Só gostaria de dizer uma frase. Este é o dia mais humilde da minha vida". E o filho seguiu no que falava, sem revelar reação.
A palavra que o magnata jogou, "humble", indica mais que humildade. Ecoa submissão, até humilhação. Se ambos passaram por ensaios, como noticiado, aquela primeira cena foi a melhor expressão de que funcionou, inclusive como dramaturgia.
Nas duas horas seguintes, o filho James falou, falou, falou, sem convencer, mas também sem comprometer. De surpresa, um parlamentar conseguiu tirar dele que, sim, a News Corp. continuou pagando o detetive preso pelos grampos, anos antes. Mas foi só.
Mais importante, também aparentemente parte do roteiro, as respostas monótonas do filho serviram de escudo a qualquer desatino de ironia ou sarcasmo do pai, o maior temor de acionistas e outros, antes da audiência.
Com longos silêncios depois de ouvir as perguntas, empostando cansaço, levando a mão ao ouvido de vez em quando para escutar o que diziam os parlamentares, o pai recorria em última instância ao filho, para evitar este ou aquele tema.
Por vezes, tamanha era sua alienação que parecia a um passo de cair no sono. Para dizer que não deixou escapar alguma coisa, Rupert Murdoch batia de vez em quando com a palma da mão na mesa, ecoando pelo microfone, o que levou seu filho a instruí-lo no meio da audiência a parar de "gesticular".
Em conteúdo, o esforço do magnata foi repisar que não sabia dos grampos, que confiou em seus executivos e estes talvez tenham confiado em outros, abaixo deles. Que o "News of the World" representava "menos de 1%" da News Corp. Diferentemente do que se viu uma semana antes, não se bateu por Rebekah Brooks, pelo contrário.
Quando surgiu para sua audiência, em seguida, Brooks estava sozinha, não só pela ausência de Rupert e James Murdoch, mas ao responder, tantas vezes, que não poderia responder para não prejudicar a investigação de que é objeto. Ela é ré, não mais executiva. Antes, para coroar o êxito de sua performance na audiência, Murdoch foi atacado por um comediante "stand- up", mas também membro do Partido Trabalhista.
E a sessão terminou com pedido público de desculpas do presidente da comissão, "em nome do Parlamento". As investigações prosseguem, mas a batalha de ontem foi vencida pelo magnata.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Sucessão: News Corp. já estuda troca de comando
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.