São Paulo, segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Comediantes protestam com passeatas de motes irônicos

ANDREA MURTA
DE WASHINGTON

Nada dos slogans radicalizados que vêm afogando o discurso político nos EUA. A ideia de uma passeata em Washington é agora: "Abaixe o tom... pela América".
A proposta vem dos comediantes norte-americanos Jon Stewart e Stephen Colbert (do canal Comedy Central), que planejam atos para "as pessoas comuns e ocupadas" em 30 de outubro.
Stewart chamou seu evento de "Marcha para Restaurar a Sanidade" e sugeriu cartazes como "Eu discordo de você, mas estou bem certo de que você não é Hitler", em alusão aos críticos de Barack Obama que pintaram bigodinhos iguais aos do nazista em cartazes do presidente.
Colbert decidiu ser ainda mais irônico. Batizou sua proposta de "Mantendo o Medo Vivo" -sátira a políticos que estimulam a insegurança do eleitorado em relação ao destino do país.
Os atos são uma resposta ao evento comandado pelo apresentador de ultradireita Glenn Beck, do canal Fox, que reuniu 300 mil conservadores de todo o país em Washington, em 28 de agosto.
O ato foi chamado de "Restaurando a Honra", e Beck falou ao público sobre um país à beira da ruína.
A queridinha do movimento conservador de raiz Tea Party, Sarah Palin, discursou na ocasião, fazendo referências veladas a Obama.
"Não devemos transformar fundamentalmente os EUA, como alguns gostariam. Devemos restaurar os EUA e restaurar sua honra."


Texto Anterior: Poço de petróleo da BP é fechado em definitivo nos EUA
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.