São Paulo, quarta-feira, 20 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EXTERMINADOR DE CAMPANHAS

Governador republicano desafia seu partido

Schwarzenegger apóia estudo com embriões

DA REDAÇÃO

O governador da Califórnia, o republicano Arnold Schwarzenegger, disse apoiar uma iniciativa que dá US$ 3 bilhões à pesquisa com células-tronco, contrariando seu partido.
A Proposta 71 -sobre a qual os californianos deverão votar no dia 2- promove estudos com células retiradas de embriões humanos em hospitais e universidades da Califórnia.
"Tenho grande interesse pela pesquisa com células-tronco e a apóio 100%", disse Schwarzenegger anteontem durante uma entrevista coletiva em Carmel, no oeste da Califórnia.
A pesquisa com células-tronco é um dos temas da campanha presidencial nos EUA e foi mencionada nos debates entre George W. Bush e John Kerry.
Ontem, o vice-presidente Dick Cheney criticou o candidato a vice de Kerry, John Edwards, por seu apoio à pesquisa com células-tronco e por declarações sobre o assunto que, segundo ele, davam "falsas esperanças" à população.
No último dia 11, Edwards havia dito que, se Kerry fosse eleito, "pessoas como Christopher Reeve levantarão de suas cadeiras de rodas e voltarão a andar". O ator, defensor de pesquisas com células-tronco, morrera um dia antes.
Em nota divulgada mais tarde, Schwarzenegger enfatizou o potencial desse tipo de estudo para o desenvolvimento de tratamentos para doenças como o mal de Alzheimer, do qual sofre seu sogro. "Peço aos californianos que votem comigo a favor da Proposta 71".
A mensagem irritou opositores da pesquisa com células-tronco, incluindo grupos religiosos, conservadores e outras organizações que afirmam que a Califórnia -que passa por uma crise fiscal- não tem capacidade para desembolsar um investimento tão alto.
Essa não é a primeira vez que Schwarzenegger se opõe a posições de seu próprio partido. Ele já sancionou uma lei que expande benefícios a casais homossexuais, aprovou a distribuição de seringas a viciados em drogas e perdoou mais condenados à morte que seu antecessor democrata, Gray Davis.
Segundo pesquisas recentes, a maioria dos californianos apóia a Proposta 71.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Eleição nos EUA: Rejeição a Kerry anula reprovação a Bush
Próximo Texto: Apoio a Bush deixa governador sem sexo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.