São Paulo, sexta-feira, 20 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reino Unido é alvo nš 1 da Al Qaeda, diz jornal

DA REDAÇÃO

O Reino Unido se tornou o maior alvo para uma Al Qaeda que ressurge mais organizada e sofisticada, e os atentados em Londres que mataram 52 pessoas em 2005 foram só o começo disso, afirmou ontem o diário britânico "The Guardian" citando autoridades antiterrorismo.
Segundo as fontes ouvidas pelo jornal, a rede terrorista se reagrupou e reorganizou no Paquistão, apesar da guerra ao terror empreendida pelos EUA. Para elas, o Reino Unido nunca fora um alvo tão claro, com grupos planejando um ataque à altura do 11 de Setembro.
"Eles vêem o 7 de Julho como apenas o começo", disse uma fonte ao jornal, em referência aos atentados em Londres. "A Al Qaeda vê o Reino Unido como uma grande oportunidade para provocar perdas de vidas e embaraço às autoridades."
O jornal afirma que as ligações tradicionais entre o Reino Unido e o Paquistão tornam o primeiro um alvo fácil, já que milhares de pessoas viajam entre os dois países anualmente, dificultando o monitoramento de suspeitos pelas autoridades.
Os especialistas dizem ainda que os grupos no Reino Unido estão desenvolvendo novas estruturas, com um líder, um intermediário responsável pela aquisição de armas e pelo treinamento, e diversos voluntários.


Texto Anterior: Ação contra violência em Bagdá falhou, admitem EUA
Próximo Texto: Escândalo sexual nos EUA envolve padre que estudou no Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.