São Paulo, quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

População poupa Wall Street por crise

Pesquisa mostra que 64% dos EUA culpam governo e não se influenciam por protestos de rua contra o capitalismo

Apesar das grandes manifestações do "Ocupe Wall Street", só 17% dos entrevistados seguem suas atividades

LUCIANA COELHO

DE WASHINGTON

Embora tenha posto como sua prioridade "mudar o debate nos EUA", o movimento "Ocupe Wall Street" não tem, ainda, obtido a atenção desejada, indicam pesquisas.
Mesmo com a intensa cobertura de mídia dos protestos, que começaram em Nova York e se espalharam pelo país, um levantamento do Gallup apresentado ontem mostra que, para 64% dos entrevistados, o culpado pela crise econômica é o governo federal -e não os bancos.
Só 30% acham que os responsáveis pelos problemas econômicos do país são as instituições financeiras.
Já segundo o Centro Pew, que divulgou no dia 12 pesquisa feita no final de semana, só 7% da população achava que o "Ocupe Wall Street" era a maior notícia da semana -e apenas 17% acompanhavam os desdobramentos.
"Governo e mercado têm sido alvo de protestos neste ano, com o 'Ocupe Wall Street' focado nas grandes instituições financeiras, e o movimento Tea Party, no governo federal", diz o Gallup.
A mensagem do Tea Party, porém, parece ter mais eco -apesar de o apoio ao grupo conservador ser limitado.
O Gallup aferiu que 82% dos simpatizantes do movimento de direita acham que o governo federal é o responsável maior pela crise. Na base do "Ocupe Wall Street", a berlinda está mais dividida: 54% culpam o mercado.
"Mesmo assim, nenhum dos dois movimentos, aparentemente, pode ignorar a insatisfação do 'outro lado', ainda que não seja seu alvo explícito", avalia o Gallup.
"Isso pode ser muito relevante para os candidatos democratas, inclusive para o presidente Barack Obama, cujo esforço para incorporar o 'culpe Wall Street' em sua campanha pode deixar de lado a sensação ainda maior do público de antagonismo com o governo federal."
Alguns analistas têm comparado os protestos de Nova York a um um espelho do Tea Party. Mas ambos os grupos rechaçam a analogia.
O "Ocupe Wall Street" diz que 70% da base se declara politicamente independente.
Até agora, o grupo diz ter arrecadado US$ 330 mil em Nova York e US$ 30 mil com seus satélites. Além de pedir doações, o movimento promove eventos de arrecadação, como cervejadas.

FOLHA.com
Leia texto de Michael Kepp sobre o movimento
folha.com/no993455


Texto Anterior: Sarkozy: Francês viaja, e nasce sua 1ª filha com Bruni
Próximo Texto: Preços: Inflação nos EUA atinge maior nível em 3 anos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.