São Paulo, terça-feira, 20 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOLÍVIA

Governadores da oposição ameaçam desobediência civil

DA REDAÇÃO

Os governadores de quatro departamentos bolivianos ameaçaram ontem conclamar sua população à "desobediência civil" caso o presidente Evo Morales não desista de instituir um auxílio financeiro a todos os idosos do país usando parte da arrecadação do imposto do petróleo que é repassada para os departamentos da União.
Os governadores dos departamentos de Beni, Pando, Tarija e Santa Cruz, todos oposicionistas, instruíram seus eleitores a "iniciar a resistência democrática", com desobediência civil e intervenção não-violenta" em repartições públicas, caso o governo não abandone seu plano até o próximo dia 14.
A intenção do governo Morales é usar até 56% da porção do Imposto sobre Hidrocarbonetos que é destinada aos departamentos bolivianos para financiar uma ajuda de cerca de US$ 25 mensais aos cidadãos de mais de 60 anos de idade.
O governador de Santa Cruz, Rubén Costas, acusou o presidente de, com o projeto, tentar "truncar o processo de descentralização e autonomia" dos departamentos bolivianos.
A onda de protestos contra o governo, alimentada pelas regiões mais ricas do país, que querem mais autonomia em relação a La Paz, teve na semana passada uma greve dos transportes urbanos, que durou 24 horas e cujo maior foco foi Santa Cruz.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Europa: Prova de vida de reféns será tema entre Sarkozy e venezuelano
Próximo Texto: Equador: Aliança de Correa terá maioria na Constituinte
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.