UOL


São Paulo, terça-feira, 21 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT rechaça ação militar contra Saddam

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O PT divulgou ontem nota oficial condenando a possibilidade de uma ação militar dos EUA contra o ditador iraquiano, Saddam Hussein. O partido defende ainda que o conflito seja solucionado a partir de meios pacíficos, posição da diplomacia brasileira.
"O PT junta-se à voz e à ação de todas as organizações que, nos cinco continentes, bem como no Fórum Social Mundial, condenam a guerra que se anuncia iminente", diz a nota, assinada pela Executiva Nacional do PT.
A nota pede que "os povos dos EUA, Reino Unido e demais países cujos governos se preparam para a ação bélica se mobilizem em prol de outros meios, que não a violência e o poder bárbaro das armas modernas" para encontrar uma saída para o impasse.
Líderes petistas enfatizaram ontem que a declaração não é uma posição oficial do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, mas do PT. No entanto, admitem que a opinião formal do governo, no momento em que tiver de ser dada, não diferirá muito da nota.
A senadora Heloísa Helena (AL) pediu que seja explicitado desde já o posicionamento do governo. "Queremos que o governo verbalize essa opinião e a resolução partidária", afirmou.


Texto Anterior: Propaganda
Próximo Texto: Reino Unido: Polícia invade mesquita em Londres
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.