São Paulo, sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Premiê da Irlanda antecipa eleições após erro

Brian Cowen tenta reformular gabinete e é ameaçado por partido membro da coalizão

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O premiê da Irlanda, Brian Cowen, foi forçado ontem a antecipar as eleições parlamentares para 11 de março após uma tentativa frustrada de reformular seu gabinete.
Cowen e seu partido, o Fianna Fail, já amargavam a culpa por levar o país do boom econômico à ameaça de bancarrota. E ontem o premiê quase levou seu próprio governo ao colapso.
Desde anteontem, cinco ministros -Defesa, Justiça, Saúde, Transporte e Comércio- renunciaram, já que não pretendem tentar a reeleição ao Parlamento.
No lugar deles, Cowen planejava promover cinco parlamentares jovens com o objetivo de torná-los mais conhecidos antes das eleições, que ele previa, inicialmente, convocar para abril ou maio.
A ação enfureceu o Partido Verde, que integra o governo e prometeu retirar seu apoio.
Com a ameaça, Cowen marcou a eleição e anunciou que ministros assumirão as tarefas dos cinco que renunciaram -um sexto deixou o cargo, mas não como parte do plano do premiê.
Até parlamentares do partido do premiê reclamaram. Eles disseram que a legenda foi prejudicada antes das eleições na qual, provavelmente, serão derrotados.
Cowen assumiu em 2008, quando os 13 anos de crescimento econômico irlandês (o país chegou a ser chamado de Tigre Celta) davam lugar a uma implosão do mercado de imóveis e crises bancárias.
No último ano, ele sobreviveu a diversos votos de confiança no Parlamento, mas sua popularidade despencou com o agravamento do deficit e do desemprego.
O governo teve de negociar um resgate de 85 bilhões com a União Europeia.
Seu governo duraria até 2012. Em novembro, ele admitiu convocar eleições antecipadas. Dois partidos de oposição devem vencer o pleito e formar uma coalizão: o Fine Gael (centro) e o Trabalhista (esquerda).


Texto Anterior: Diplomacia: Ditador da Líbia telefona para Dilma Rousseff e agenda conversa
Próximo Texto: Itália: Vaticano cobra "moralidade" de premiê italiano
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.