São Paulo, segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ELEIÇÕES

No poder desde 86, líder de Uganda é reeleito com 68%

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) de Uganda anunciou ontem que o presidente do país, Yoweri Museveni, ganhou as eleições que foram realizadas na sexta-feira.
Museveni está no poder há 25 anos, dez deles liderando um regime militar. De acordo com os resultados oficiais, ele obteve com 68,3% dos votos e o principal líder da oposição, Kizza Besigye, obteve 26,1%.
Embora tenha afirmado em diferentes ocasiões que não voltaria a se candidatar, em 2005 Museveni eliminou da Constituição a proibição a um presidente de ter mais de dois mandatos consecutivos.
Em entrevista, o oposicionista Besigye recusou o resultado afirmando que irregularidades no pleito. Ao menos 10 mil observadores internacionais e 30 mil locais, além de 5.000 policiais, foram distribuídos por todo o país para fiscalizar a votação.
Especialistas internacionais temem que se repita a violência pós-eleitoral vista no Quênia em 2008, num conflito em que morreram mais de 1.500.


Texto Anterior: Kirchner veta curso estrangeiro à polícia
Próximo Texto: Entrevista - Gene Sharp: Iranianos podem realizar uma revolução nos moldes da egípcia
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.