São Paulo, domingo, 21 de março de 2010

Texto Anterior | Índice

MENSAGEM DE ANO-NOVO

Em vídeo, Obama renova sua oferta de diálogo a iranianos

DA REDAÇÃO

Em uma mensagem gravada, o presidente dos EUA, Barack Obama, renovou ontem sua oferta de diálogo ao governo iraniano, por conta da comemoração do Ano-Novo persa.
No vídeo, Obama assegurou que "nossa oferta de contatos diplomáticos exaustivos se mantém". E concluiu: "Trabalhamos com a comunidade internacional para que o Irã explique porque se recusa a cumprir suas obrigações internacionais".
Um ano atrás, também durante a festa do Nowruz, Obama enviara mensagem de teor semelhante, propondo ao presidente Mahmoud Ahmadinejad um novo começo nas relações bilaterais, desde que Teerã cumprisse suas obrigações internacionais e renunciasse ao projeto de enriquecer urânio.
Desde então, porém, as relações entre EUA e Irã só se deterioraram, diante da resistência iraniana em aceitar as propostas ocidentais para minar as suspeitas sobre as intenções de seu programa nuclear. Nos últimos meses, a Casa Branca deu sinais de que considera o caminho do diálogo esgotado e passou a pressionar os membros do Conselho de Segurança da ONU por novas sanções contra o Irã.
Na mensagem de ontem, Obama ressaltou que, "ao longo de 2009, foi Teerã que optou por isolar-se e escolheu a opção derrotista de continuar fixado no passado, ao invés de comprometer-se com um futuro melhor".
Segundo o presidente dos EUA, "apesar de ter diante de si uma mão estendida, os líderes iranianos mostraram somente um punho cerrado". "Sabemos aquilo que rechaçam. Mas nos digam o que defendem."
Obama também afirmou estar comprometido com um futuro melhor para o povo iraniano e disse que aumentará as oportunidades para intercâmbios educativos.


Texto Anterior: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.