São Paulo, segunda-feira, 21 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PERFIL

Almirante dos EUA coordena ataques à Líbia

DO "GUARDIAN"

O comandante das operações internacionais contra o líbio Muammar Gaddafi é um almirante americano que coordena os ataques do USS Mount Whitney, navio militar localizado no mar Mediterrâneo.
Samuel Locklear 3º ocupa ainda um posto de comando na Otan e deverá seguir à frente da operação quando esta passar à aliança militar ocidental.
A coalizão deveria desde o início estar sob hierarquia da Otan, mas a urgência fez Locklear ser alçado ao comando, permitindo que os ataques pudessem ter início ainda no sábado.
Os comandantes britânicos, que estão subordinados a ele neste momento, dizem não ver nenhum problema no comando interino, mas admitem que prefeririam já estar sob o guarda-chuva da Otan.
O comando da aliança militar ocidental daria às ações militares o suporte dos seus 28 membros.
"A resolução da ONU foi aprovada na quinta, então a Otan está agindo com rapidez, dada a complexidade da situação", afirmou um porta-voz britânico. A coordenação da missão é feita por teleconferência.
Criado em Macon, no Estado da Geórgia, Locklear entrou na Marinha americana aos 17. Bem-visto na Otan, esteve a cargo de missões em guerras no Iraque e nos Bálcãs.
Casado há 32 anos, o almirante disse a uma rádio no ano passado que suas paixões são o golfe, a música country e esquiar.
Não muito conhecido fora de círculos militares, Locklear travou embates com ambientalistas que tentaram evitar o uso de sonares em treinamento.


Texto Anterior: Autoridades da Líbia falam em 64 mortes, negadas por aliados
Próximo Texto: Gaddafi promete "vencer guerra longa"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.