São Paulo, Domingo, 21 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba qual é o melhor período para engravidar

da Reportagem Local

É impossível determinar com exatidão qual é a data mais apropriada para uma mulher engravidar e ter o filho em 1º de janeiro de 2000.
Em primeiro lugar, as chances de sucesso dependem da coincidência entre o início do ciclo menstrual da mulher e a data desejada para o parto, 40 semanas depois.
A regra básica para calcular o período mais provável do parto de um bebê é a seguinte: pegue o primeiro dia da última menstruação da mãe, some sete dias e diminua três meses.
De acordo com essa regra, a mulher que quiser ter um filho em 1º de janeiro de 2000 precisaria ficar menstruada na próxima quinta-feira, 25 março.
Considerando que seu ciclo menstrual seja bem regular, ou seja, dure 28 dias, a melhor data para a concepção do bebê seria duas semanas depois, em 8 de abril, quando ocorreria a ovulação.
Mas os ciclos femininos apresentam variações e, por esse motivo, deve-se considerar um período mais amplo como o apto para gerar o bebê do milênio.
Segundo o ginecologista e obstetra José Roberto Filassi, as mulheres com mais possibilidades são as que ficarem menstruadas entre 25 e 30 de março.
A concepção deve ocorrer cerca de duas semanas depois, entre 8 e 13 de abril, segundo o médico. Mas, como margem de segurança, ele sugere que esse período seja estendido até 20 de abril.
As mulheres com o início do ciclo menstrual alguns dias antes do dia 25 também podem conseguir a proeza. Mas suas chances são menores porque, embora a gestação possa durar de 38 a 41 semanas (a contar do primeiro dia da menstruação), em geral o parto ocorre entre a 38ª e a 40ª semana.
Para as mulheres (e casais) nessas condições, vale o conselho do médico britânico Robert Winston. "A melhor coisa para um casal que quer ter filhos é fazer sexo com muita frequência", disse.
Nada garante, entretanto, que o nascimento seja em 1º de janeiro, pois, segundo o médico Nilson Donadio, da Santa Casa, apenas 5% dos partos normais acontecem exatamente no dia planejado.
"A consequência será um "baby boom" entre 20 de dezembro de 1999 e 10 de janeiro de 2000." (OD)


Texto Anterior: Paulistana não se incomoda em passar Ano Novo no hospital
Próximo Texto: Materialismo ameaça bebê do "milênio espiritual"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.