São Paulo, terça-feira, 21 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VENEZUELA

Partido diz que pedirá asilo para líder de oposição a Chávez

DA REDAÇÃO

O partido venezuelano Um Novo Tempo (centro) está tramitando um pedido de asilo político em um "país amigo" ao líder oposicionista Manuel Rosales, acusado de enriquecimento ilícito.
Rosales, atual prefeito de Maracaibo e um dos principais adversários do presidente Hugo Chávez, está escondido e se considera vítima de perseguição política.
Ontem, ele não compareceu à audiência em que a Justiça decidiria sobre um pedido de prisão feito pela Promotoria. Seus aliados denunciaram que a corte tinha pronta uma suposta sentença de prisão. O presidente do Um Novo Tempo, Omar Barboza, disse que a prisão seria "um troféu para o governo intimidar a dissidência". Ele não especificou a qual país teria sido feito o pedido de asilo para Rosales.
A audiência de ontem foi adiada para 11 de maio, e a defesa pediu o afastamento do caso da juíza Reina Morandy. Em Maracaibo, manifestantes foram às ruas em defesa de Rosales.
A oposição também criou, no domingo, a Frente Unitária Nacional, bloco de combate a recentes medidas chavistas que passaram a centralizar serviços antes sob controle dos Estados.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Latinos testarão fôlego de discurso de Obama
Próximo Texto: Casa Branca não renegociará tratado com Canadá e México
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.