São Paulo, domingo, 21 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIÁRIO DE TEERÃ

SÉRGIO DÁVILA

SEM "BRAZÍLI"
Não, não há "Brazíli" nas ruas de Teerã, como os Passat brasileiros exportados para o Iraque pela Volkswagen nos anos 80 ficaram conhecidos em Bagdá. A montadora chegou a ensaiar um acordo parecido com o governo iraniano que não vingou. Andando pelas rodovias, porém, dá para ver alguns fuscas. E muitos Pride, carro popular da Kia (velhos), e 206, da Peugeot (novos).

COM POLUIÇÃO
Teerã, segundo alguns estudos a segunda cidade mais poluída do mundo, atrás apenas da cidade do México, deixa o visitante com uma sensação de ter fumado um maço de "estoura-peito" no final do dia. Em dias úteis, a nuvem cinza quase não deixa ver as montanhas que tomam o norte.

TALCO CARO
Os comerciantes locais descobriram um jeito de dar sobrevida às notas de Rial, afinal as que estão em circulação, mas grandes, velhas e de pouco valor. Dão um banho de talco nelas quando fazem retiradas no banco. O cheiro é enjoativo e indica onde está guardado o dinheiro da pessoa, o que nem sempre é uma boa idéia.

COM GASOLINA
Já o litro da gasolina é ridiculamente baixo, 10 centavos de dólar, ou 80 "Toumans". Apesar de a moeda oficial ser o Rial, ninguém usa o termo, culpa da desvalorização cambial. Um Touman vale 10 Rials.

FRANCÊS "IN"
Muitas palavras francesas fazem parte do dia-a-dia do iraniano, como "merci" (obrigado), "chantage" (chantagem), "manteaux" (mantôs, as coberturas que as iranianas são obrigadas a usar sobre o corpo). Os jovens usam palavras inglesas, como "cool", "brother" (muito parecido com o farsi "barãdar", que quer dizer a mesma coisa -irmão). É mais "intelectual" usar francês, sendo o inglês mais "popular".

GARFO E COLHER
Não se usa faca na mesa do iraniano. Seja em casa ou nos restaurantes, come-se de colher e parte-se o alimento com o garfo. A faca é usada apenas em hotéis voltados para os ocidentais ou em casas em que os anfitriões queiram impressionar o convidado estrangeiro.


Texto Anterior: Dilema persa: Ahmadinejad pretende enviar carta para o papa
Próximo Texto: Virada faz de azarão favorito no México
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.