UOL


São Paulo, sábado, 21 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Putin defende a cooperação russa com Teerã

DA REDAÇÃO

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, defendeu ontem a cooperação nuclear de seu país com o Irã, contrariando o desejo dos EUA, que pedem à Rússia que suspenda a construção de uma central nuclear no Irã.
Segundo Putin, o presidente iraniano, Mohammad Khatami, disse-lhe "que Teerã não deseja fabricar armas nucleares" e que pretende "assinar todos os protocolos necessários com a AIEA [Agência Internacional de Energia Atômica]".
Apesar das diferenças, Putin disse que as posições russa e americana em relação ao Irã "estão mais próximas do que parece". "Construiremos nossas relações com qualquer país, inclusive o Irã, em razão de sua abertura com respeito à AIEA", disse Putin. "Temos uma posição de princípio contra a proliferação de armas de destruição em massa", disse.

Combustível
Após as declarações de Putin, o ministro russo da Energia Atômica, Alexander Rumiantsev, afirmou que a Rússia só entregará combustível nuclear ao Irã se o país colocar suas instalações nucleares sob controle da AIEA. Segundo Rumiantsev, o Irã se comprometeu a "tornar transparente seu programa nuclear".


Com agências internacionais


Texto Anterior: Irã na mira: Atacar Irã é "opção", diz subsecretário dos EUA
Próximo Texto: Oriente Médio: Powell pressiona Mazen a agir contra terror
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.