São Paulo, segunda-feira, 21 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saddam Hussein poderá ser executado, diz Iraque

DA REDAÇÃO

O ex-ditador Saddam Hussein pode ser executado pelo governo iraquiano depois de passar por julgamento. A afirmação é do diretor do Sistema Tribunal de Crimes de Guerra do país.
Salem Chalabi, que está encarregado de criar um tribunal especial para membros do antigo regime, disse que, assim que o governo iraquiano se tornar soberano no próximo dia 30, o governo terá o poder de aplicar a pena de morte no país, suspensa por Paul Bremer, líder da Autoridade Provisória da Coalizão.
"O governo do Iraque tem de tomar esse passo para levantar a suspensão", afirmou Chalabi ao canal de televisão britânico BBC. "Se a suspensão imposta por Paul Bremer, líder da coalizão, for suprimida, a pena de morte será imposta para aqueles que forem julgados culpados por assassinatos ou estupros."
Chalabi disse que funcionários de tribunais estavam negociando com as forças da coalizão sobre a retomada iraquiana da custódia de Hussein e de outros nove membros de seu regime detidos após sua queda.
Ele afirmou que os prisioneiros, provavelmente, estarão sob custódia do Iraque assim que a transição for realizada. De acordo com Chalabi, essa transição pode levar até um ano antes de os julgamentos começarem.
Segundo Bremer, o ex-ditador e nove altos funcionários de seu regime passarão para a custódia do governo iraquiano em julho, mas ainda deverão permanecer vigiados por carcereiros norte-americanos logo após a transferência de poder para o Iraque.
Além disso, Bremer pretende nomear um mediador para ficar encarregado de examinar as denúncias de iraquianos que tenham sido vítimas de maus-tratos nas prisões norte-americanas e britânicas durante a ocupação.
As tropas dos EUA que ocupam o Iraque deverão permanecer no país até 2006, apesar de o governo iraquiano ter restituída sua soberania no dia 30.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Em entrevistas, Clinton defende Bush
Próximo Texto: Guerra sem limites: Al Qaeda já tem novo líder na Arábia Saudita
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.