São Paulo, sábado, 21 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BÁLCÃS

Kosovo ameaça proclamação unilateral de independência

DA REDAÇÃO

O primeiro-ministro de Kosovo, Agim Ceku, disse ontem que proporia a seu Parlamento a proclamação unilateral da independência da Província, que poderia se desligar da Sérvia já no próximo dia 28.
Sua afirmação procura pressionar o Conselho de Segurança da ONU, onde a Rússia ameaçou novamente vetar o projeto de resolução que daria à Província uma autonomia equivalente à de um Estado soberano.
O conselho chegou ontem a um impasse. O embaixador russo rejeitou as sucessivas formulações do texto, que a seu ver feriam os interesses de seus aliados sérvios.
As delegações ocidentais disseram que procurariam transferir o debate para o Grupo de Contato sobre Kosovo, que tem representantes dos Estados Unidos, Reino Unido, França, Itália, Alemanha e Rússia, além de emissários de Kosovo e Sérvia, partes interessadas.
Mas antes mesmo que o grupo se reúna há a possibilidade de a própria Província criar um fato consumado. O premiê Ceku nega que seja essa sua intenção e afirma que discutiria o assunto com os países que até agora tratam da questão.
Com 2 milhões de habitantes, Kosovo tem 90% de sua população formada por etnicamente albaneses e apenas 10% por etnicamente sérvios. O embaixador russo na ONU, Vitaly Churkin, disse que seu país não tomaria nenhuma decisão que afetasse o princípio da integridade territorial da Sérvia.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Oriente Médio: Israel cumpre promessa a Abbas e liberta 250 palestinos
Próximo Texto: Japão: Governo deve ser derrotado na Câmara Alta
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.