São Paulo, segunda-feira, 21 de julho de 2008

Texto Anterior | Índice

BOLÍVIA

Opositores dão ultimato a La Paz, às vésperas de referendo

DA REDAÇÃO

Cinco governadores opositores lançaram ultimatos ao presidente da Bolívia, Evo Morales, e ameaçaram voltar a mobilizar a população para fazer greve de fome para exigir um referendo sobre a "capital plena" do país, se Sucre ou La Paz, e pela devolução às regiões de parte de um tributo sobre gás em 14 dias.
As demandas dos oposicionistas de Santa Cruz, Pando, Beni, Tarija e Chuquisaca, divulgadas no sábado, ressurgem a 20 dias do referendo revogatório marcado para 10 de agosto, que decidirá sobre a permanência dos governadores, de Morales e do vice no poder. Não está na consulta a governadora de Chuquisaca, recém-eleita.
Para o governo, as medidas visam gerar um "clima de boicote". O clima já não é nada animador: há troca de acusações sobre as autoridades eleitorais e o principal tribunal do país não funciona por falta de membros.
Mas a semana começará com Morales tentando selar o fim de outra crise, a das relações com os EUA. Ele encontrará o chefe da diplomacia dos EUA para a região, Thomas Shannon.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Voto de confiança ameaça acordo nuclear indiano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.