São Paulo, quinta-feira, 21 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Jornais anti-Murdoch estão na linha de frente do caso

NELSON DE SÁ
ARTICULISTA DA FOLHA

O "Guardian", concorrente do "Times" de Londres, jornal de Rupert Murdoch, e o "New York Times", concorrente do "Wall Street Journal", também do magnata, encabeçaram a cobertura que levou à revelação dos grampos do tabloide "News of the World" e começam a ter seus motivos questionados.
Em editorial, o "WSJ" nomeou ambos os jornais, falando em "mídia liberal", e denunciou "os motivos comerciais e ideológicos de nossos competidores-críticos".
Citou também a BBC, concorrente no Reino Unido da BSkyB, que tem Murdoch como sócio minoritário - e que ele buscava controlar. Ontem, o primeiro-ministro britânico, próximo do magnata, disse que "a esquerda superestima o poder de Murdoch e a direita exagera as inclinações esquerdistas da BBC". E anunciou que o inquérito que convocou será ampliado para incluir também a BBC.
O "Guardian" acompanha o caso desde as primeiras revelações, há cinco anos, e publicou no último dia 4 que os grampos incluíram o celular de uma garota de 13 anos, sequestrada e morta, notícia que levou ao fechamento do "News of the World" e à demissão de seus ex-editores e executivos.
O "New York Times" publicou em setembro do ano passado uma longa reportagem sobre o caso, tendo como principais fontes dois ex-repórteres do tabloide. Um deles era Sean Hoare, encontrado morto na segunda-feira.
Em relatório ontem, o instituto Pew informou que, nos últimos quatro anos, desde a aquisição por Murdoch, o "WSJ" mudou a cobertura para ampliar a concorrência com o "NYT". À época, Murdoch enviou carta ao publisher do concorrente, Arthur Sulzberger Jr., com a frase "Que comece a batalha".
O espaço para "negócios" na primeira página do "WSJ" (30% em 2007) caiu a 20%, abrindo caminho para mais atenção a "governo". Já o "NYT" aumentou cobertura de "economia" e "negócios".


Texto Anterior: Grampos: Hugh Grant terá acesso a investigação
Próximo Texto: Ataque de espuma: Agressor de magnata é indiciado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.