UOL


São Paulo, domingo, 21 de setembro de 2003

Texto Anterior | Índice

Setor cria nova elite em sociedade de castas

DA REDAÇÃO

Como é de praxe em momentos de grande transformação econômica, a Índia assiste, com o boom da indústria de Tecnologia da Informação (TI), ao nascimento de um novo grupo de milionários -algo especialmente impactante em um país em que a divisão da sociedade em castas ainda vigora.
"Este novo grupo é pequeno, mas deve, no longo prazo, se tornar mais influente", diz o professor Geoff Walsham, da Universidade de Cambridge (Reino Unido), citando a dificuldade da estrutura política indiana em absorver mudanças como a razão para a demora da nova elite em adquirir maior poder.
"Há uma nova classe empreendedora, de espírito competitivo e perfil global pronta a transpor as fronteiras culturais do país", acrescenta R. Nagaraj, do Instituto Indira Gandhi de Pesquisa para o Desenvolvimento.
Mas a professora Sunanda Sen, da Academia de Estudos do Terceiro Mundo da Universidade Jamia Milia vê o impacto desse novo grupo na sociedade como pouco relevante: "A reação da sociedade vai da curiosidade à apatia".

Fuga e retorno de cérebros
A limitação do poder e mesmo do tamanho grupo também guarda relação com o fato de muitos desses novos milionários e novos talentos acabarem deixando o país -a maior parte dos quais, rumo aos EUA, que hoje domina 70% do mercado mundial de TI.
"Não há muitas medidas para reduzir a fuga de cérebros nem estímulo para manter essas pessoas no país. Mas a Índia acabou se beneficiando", diz Nagaraj.
A contramão do fenômeno é que o boom de TI começou exatamente com indianos que, após viverem no exterior, retornaram ao país com uma forte rede de contatos, promovendo o investimento.
"A sociedade indiana é muito forte, e muitos indianos preferem retornar a seu país a ficar em outro lugar", diz Walsham. "Além disso, um indiano rico pode viver muito bem na Índia, onde os serviços e a comida são baratos e o clima, agradável." (LC)


Texto Anterior: Uso cotidiano da tecnologia é restrito no país
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.