São Paulo, segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AFEGANISTÃO

ONU acredita em conclusão de eleição até o fim deste ano

DA REDAÇÃO

Um porta-voz da ONU afirmou ontem estar confiante de que a eleição presidencial no Afeganistão -realizada há um mês- possa ter um desfecho antes do inverno no hemisfério Norte, que começa em dezembro.
Pelo resultado preliminar, o presidente Hamid Karzai foi reeleito (com 54,6% dos votos). Mas há em curso uma recontagem de cédulas por suspeitas de fraude.
Se forem eliminados votos em número suficiente para fazer com que Karzai fique com menos de 50%, um segundo turno será realizado entre ele e seu principal oponente, o ex-ministro das Relações Exteriores Abdullah Abdullah.
No último sábado, uma autoridade eleitoral afirmou que uma nova votação precisaria ser realizada até a terceira semana de outubro ou ser adiada para 2010, já que o inverno rigoroso deixa áreas do país inacessíveis. Essa previsão deixa apenas duas semanas para a conclusão da recontagem e duas semanas para campanha.
O porta-voz da ONU Aleen Siddique disse acreditar que a recontagem será encerrada rápido o bastante para coroar Karzai como o vitorioso já no primeiro turno, ou para que o segundo turno seja realizado ainda neste ano.
Mas as autoridades afegãs já ordenaram que as cédulas para uma nova votação fossem impressas.
"Todos reconhecemos as dificuldades em realizar um segundo turno enquanto o inverno se aproxima, mas isso tudo aumenta nossa determinação de fazer todos os esforços em ter um segundo turno neste ano, se for necessário", disse ontem Siddique.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Em vão, sete ex-diretores da CIA pedem fim de apuração de abusos
Próximo Texto: "Pragmatismo dita política externa obamista"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.