São Paulo, terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Caos aéreo na Europa vai até o Natal

Maioria dos voos foi cancelada no aeroporto de Heathrow, no Reino Unido, e estações do Eurostar fecharam

Temperaturas abaixo de zero e nevascas devem continuar até o fim de semana no Reino Unido, dizem meteorologistas


DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O caos aéreo na Europa provocado pela neve deve continuar até o Natal. No aeroporto britânico de Heathrow, epicentro do problema, a maioria dos voos que chegariam ou partiriam até o feriado foi cancelada.
Heathrow é atualmente o aeroporto mais movimentado da Europa.
Seu fechamento no fim de semana, devido ao bloqueio das duas pistas por uma grossa camada de neve, fez com que milhares de voos fossem desviados para outros aeroportos europeus, causando um efeito dominó.
Nos aeroportos alemães de Frankfurt, Munique e Berlim, mais de mil voos foram cancelados devido a uma camada de 40 cm de neve cobrindo as pistas.
Os principais aeroportos da França, Charles de Gaulle e Orly, tiveram o número de voos reduzidos em cerca de 30% devido à neve e ao desvio de voos do Reino Unido.
O mau tempo prejudicou os passageiros brasileiros. Segundo a Infraero, estatal que administra os aeroportos, um voo da AirFrance, que deveria chegar ao aeroporto de Cumbica na noite de ontem, foi cancelado.
Até o fechamento desta edição, o site da empresa apontava que os passageiros dos voos de hoje pela manhã das companhias AirFrance, British Airways, Iberia e Lufthansa não teriam problemas para chegar ao Brasil.
A previsão do tempo no Reino Unido e na Escandinávia é que as temperaturas abaixo de zero perdurem por toda a semana.
Por isso, apesar das pistas do aeroporto Heathrow terem sido reabertas ontem, autoridades anunciaram o cancelamento da maioria dos voos até o Natal.
O aeroporto trabalhou ontem com um terço da capacidade. Analistas dizem que a British Airways está perdendo US$ 15,5 milhões por dia.
No resto do continente europeu, as temperaturas devem se amenizar ao longo dos próximos dias.
O Eurostar, o trem de alta velocidade que liga por meio de um túnel o Reino Unido, a França e Bruxelas, fechou ontem as portas de seus terminais em Londres.

ESTRADAS
A intensa precipitação de neve também causou falta de luz, fechamento de escolas, igrejas, além de congestionamentos monstruosos e acidentes em rodovias em diversos países europeus.
No norte da França e na Bélgica, a circulação de caminhões e ônibus nas estradas foi proibida pelo governo, após uma série de acidentes e congestionamentos.
Na Bélgica, os engarrafamentos chegaram a 600 km nas estradas. Na região metropolitana de Paris, militares usaram blindados para desatolar veículos da neve. Na Polônia, seis pessoas morreram de frio.


Texto Anterior: Reino Unido: Britânicos fazem operação antiterrorismo
Próximo Texto: Opinião: Em Heathrow, a desinformação só alimenta toda a confusão
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.