São Paulo, sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Índice

HONDURAS

Interino deixa sede do governo a 5 dias da posse de líder eleito

DA REDAÇÃO

O presidente golpista de Honduras, Roberto Micheletti, anunciou ontem que deixará o palácio presidencial hondurenho e que não estará mais à frente do governo até a posse do novo mandatário, Porfirio Lobo, na próxima quarta-feira.
Micheletti enfatizou que a saída não significava uma renúncia, mas o desejo de adotar uma atitude discreta para não atrapalhar a futura gestão. Às vésperas da eleição, em novembro, ele também se afastou temporariamente.
No poder desde o golpe de Estado contra Manuel Zelaya em junho de 2009, Micheletti resistiu à pressão de presidentes da região e organismos multilaterais para que deixasse o cargo e aceitasse a volta do deposto.
Anteontem, Lobo assinou documento no qual se compromete a dar salvo-conduto para que Zelaya e seus familiares deixem Honduras.
Segundo o texto, tão logo assuma, Lobo autorizará o deposto a sair da embaixada brasileira em Honduras, onde está há quatro meses, rumo à República Dominicana. Ele e seus familiares serão recebidos como "hóspedes".
Zelaya elogiou o "gesto" de Lobo. Ontem, seu assessor mais próximo, Rasel Tomé, disse à local rádio Globo que a partida do deposto não será permanente: "Voltaremos ao país para seguir esse processo com o povo hondurenho".
O procurador-geral da República, Luis Rubí, disse, porém, que a medida não livrará Zelaya dos processos contra ele -a maioria sobre tentativa de promover Constituinte considerada ilegal por Congresso e Suprema Corte, mas também por corrupção.
Lobo defende anistia geral para envolvidos no golpe de junho, além de apoiar a formação de uma Comissão da Verdade para apurá-lo. O presidente dominicano, Leonel Fernández, aliado de Zelaya, disse que o deposto pretende se radicar no México.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Venezuela: Governo obrigará TVs a cabo a transmitir atos de Chávez
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.