São Paulo, quarta-feira, 22 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Abbas pede que líder do Hamas forme governo

DA REDAÇÃO

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, apontou ontem Ismail Haniyeh para o cargo de premiê, conforme indicação do Hamas, e pediu que o grupo terrorista desse início à formação do novo governo.
Abbas exortou o Hamas a respeitar a agenda de diálogo com os israelenses -o grupo não reconhece Israel. Mas Khaled Meshal, um dos líderes do Hamas, disse em Teerã que tais negociações são "perda de tempo" enquanto não houver a retirada de Israel dos territórios palestinos.
O presidente dos EUA, George W. Bush, voltou a advertir ontem que, se o Hamas não reconhecer Israel, Washington não irá financiar o governo palestino. No Cairo, a secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, pediu que os países árabes negassem ajuda ao governo palestino até que essa condição fosse atendida, coisa que o Egito já rechaçou.
Meshal disse que o governo do Hamas tem "alternativas" de financiamento, vindas do mundo árabe e islâmico. "A respeito dos desafios que temos adiante, o papel do Irã no futuro da Palestina deve continuar e aumentar", disse Meshal.
Questionado sobre se o Hamas iria se incorporar às forças de segurança sob o novo governo, Haniyeh respondeu que ainda era cedo para falar.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Iraque sob tutela: Carro-bomba em rua comercial de Bagdá mata 22
Próximo Texto: Religião: Oposição a Gaddafi aproveitou protestos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.