São Paulo, quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros são presos em caminhão ao entrar nos EUA

Grupo de 40 imigrantes, que viajava em carroceria sem ventilação, será deportado

Há duas crianças no grupo; também no domingo, 18 brasileiros foram detidos no México; controle das fronteiras fica mais duro

Divulgação/US Border Patrol
Carroceria do caminhão onde viajavam os brasileiros detidos em Falfurrias, Texas; grupo está detido e deve ser deportado


RAUL JUSTE LORES
DA REPORTAGEM LOCAL

Quarenta imigrantes brasileiros foram detidos no último domingo no Texas, quando entravam ilegalmente nos Estados Unidos. Eles já estavam a 120 quilômetros da fronteira com o México, na pequena cidade de Falfurrias, de 6.000 habitantes.
Em um posto de controle, os cães farejadores da Patrulha de Fronteira sentiram o cheiro das pessoas que viajavam sentadas no chão da carroceria fechada de um caminhão sem janelas.
"Quando os policiais abriram o baú do caminhão, sentiram o enorme calor que vinha de dentro", disse à Folha o porta-voz da Patrulha de Fronteira, Oscar Saldaña. Apesar das condições em que viajaram, nenhum precisou ser hospitalizado.
Os brasileiros devem ficar duas ou três semanas em um centro de detenção em Raymondville, no Texas, a 50 km de Falfurrias, até serem deportados. Não haverá julgamento.
"Há tempos que brasileiros não eram detidos aqui nessa quantidade. O mais comum são mexicanos e hondurenhos", disse Saldaña, ele mesmo um imigrante mexicano nascido em Tamaulipas, naturalizado americano.
A polícia americana não divulgou mais informações sobre os brasileiros, que estão sendo interrogados em Raymondville. Mas dois deles têm menos de 10 anos, segundo Saldaña.
O motorista do caminhão é cidadão americano e será julgado por tráfico de pessoas. Há um mês, o caminhoneiro Tyrone Williams foi condenado à prisão perpétua, depois que 19 imigrantes morreram em seu caminhão quando tentavam entrar nos EUA, em 2003.
Também no domingo, 67 imigrantes ilegais brasileiros e centro-americanos foram detidos no Estado de Chiapas, no sul do México.
Eles também viajavam amontoados em um caminhão, usado para transportar madeira. Do grupo, 18 são brasileiros e 29 guatemaltecos. Todos serão deportados.
No ano passado, 90 mil imigrantes ilegais foram detidos em Chiapas. Desde 2005, o México voltou a exigir visto a cidadãos brasileiros por pressão norte-americana para enrijecer o controle sobre a imigração. O país é uma rota comum para os ilegais que visam chegar ao norte.

Muro e policiamento
Desde o ano passado, há um controle mais duro nas fronteira americanas.
A Patrulha de Fronteira recebeu mais 6.000 homens, torres de iluminação com holofotes de estádio foram instaladas, assim como segundas cercas e barreiras para evitar o tráfego de caminhões e utilitários.
No ano passado, o Congresso americano aprovou a ampliação em mais de mil quilômetros de um muro na fronteira.
O governo americano também começou a mandar imigrantes para a cadeia por ter entrado ilegalmente. Antes, a norma era deportar os ilegais.
Agora, nos 300 km cobertos pela Patrulha de Fronteira de Del Río, no Texas, todos os detidos são enviados para julgamento. Se condenados, podem ficar de 15 dias a até seis meses na cadeia, para os reincidentes.


Texto Anterior: Colômbia: Uribe designa ex-refém das Farc para ministro do Exterior
Próximo Texto: Kirchner fecha acordos e defende Chávez
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.