São Paulo, sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil defende necessidade de aval da ONU

DA REPORTAGEM LOCAL

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou, em entrevista à Folha, que o Brasil não se opõe ao princípio de independência de Kosovo, mas ao fato de o país ter se desligado da Sérvia de forma unilateral, sem decisão do Conselho de Segurança da ONU, onde as potências com direito a veto estão divididas sobre a questão.
"Torcemos para que seja encontrada uma solução. Pode até ser a da independência, não temos nenhum preconceito contra isso, é só uma questão de respeitar as normas", afirmou o ministro.
Amorim disse que os países que reconheceram Kosovo "colocam a ONU em segundo lugar", enquanto o Brasil coloca a organização em "primeiro lugar". "Muitos lugares do mundo são hiperfragmentados de população e dentro do fragmento sempre existe um outro fragmento. Isso cria riscos de conflito, como aconteceu na própria região [dos Bálcãs]", advertiu Amorim. (SAMY ADGHIRNI)


Texto Anterior: Sérvios queimam a Embaixada dos EUA
Próximo Texto: Artigo: O fantasma da Grande Albânia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.