São Paulo, segunda-feira, 22 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO 1

Líder iraniano acusa Obama de "complô"

DA REDAÇÃO

Em discurso transmitido ao vivo ontem pela TV estatal de seu país, o aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, acusou o presidente dos EUA, Barack Obama, de "tramar um complô" contra o Irã.
Dirigindo-se diretamente a Obama, afirmou: "Você não pode expressar seu desejo de paz e amizade e ao mesmo tempo tramar um complô e acreditar que pode causar dano à nação iraniana", disse, referindo-se à oferta de diálogo a Teerã feita no sábado pelo americano, em mensagem gravada.
Ele também acusou Obama de haver adotado "a pior das posições" após a eleição presidencial, em junho passado, "ao apoiar os perturbadores e apresentá-los como um movimento cívico".
Vencido oficialmente por Mahmoud Ahmadinejad, o pleito teve seus resultados contestados pela oposição, que denunciou ter havido fraude.
"Você fala de direitos humanos e, ao mesmo tempo, questiona o grande impulso do povo iraniano na eleição presidencial e dá apoio a um grupo de perturbadores. Isso não lhe dá vergonha?", disse.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Oriente Médio 2: Premiê pede recontagem de votos no Iraque
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.