São Paulo, quarta-feira, 22 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Popularidade de Arafat cai para 35%, diz pesquisa

DA REDAÇÃO

Nova pesquisa de opinião publicada ontem indica que a popularidade do líder palestino Iasser Arafat está em um de seus níveis mais baixos desde que se tornou presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP).
Isso contraria a visão de que ele teria sido fortalecido ao ficar sitiado por 34 dias pelo Exército israelense em seu QG em Ramallah.
Arafat, alvo de pressões domésticas por reformas e eleições, conta hoje com o apoio de 35% dos palestinos, segundo o Centro Palestino para Pesquisa Política e de Opinião. Antes da Intifada, em julho de 2000, tinha 46%.
"A crenças nas ruas é que Arafat não está projetando liderança, que não está claro o que ele quer", disse Khalil Shikaki, diretor do instituto. "Ele fracassou em dois desafios: acabar com a ocupação [israelense] e construir um Estado democrático."
Apesar disso, observou Shikaki, a sondagem não aponta nenhum potencial sucessor ou desafiante ao cargo dele. "Enquanto Arafat viver, não haverá um segundo homem."



Texto Anterior: Israel: Sharon tenta contornar crise no governo
Próximo Texto: Panorâmica - Venezuela: Disputa ameaça investigação sobre golpe
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.