São Paulo, terça-feira, 22 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CHINA

População protesta contra multa por filhos

DO "NEW YORK TIMES", EM PEQUIM

Uma campanha intensiva para implementar medidas rígidas de controle da população motivou choques violentos entre a polícia e moradores no sudoeste da China nos últimos dias, segundo testemunhas.
Moradores da região autônoma de Guangxi fizeram relatos diferentes sobre os feridos e mortos; alguns afirmaram que até cinco pessoas foram mortas, incluindo três funcionários públicos responsáveis pelo trabalho de controle da população.
A violência parece ter sido decorrência de uma operação para punir as pessoas que infringem a política nacional de controle da população, que limita o número de filhos que cada família pode ter.
Casos de corrupção, invasões de terras, poluição, não-pagamento de salários e a disparidade crescente de renda vêm causando milhares de distúrbios nos últimos anos, muitos em áreas rurais que ficaram de fora do boom econômico chinês, que já dura anos.


Texto Anterior: Iraque: EUA tentaram matar Sadr, afirma jornal
Próximo Texto: Paquistão: Musharraf acusa oposição de conspiração
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.