São Paulo, quinta-feira, 22 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIPLOMACIA

Bogotá e Quito reativam acordo sobre fronteira

DA REDAÇÃO

Autoridades militares de Colômbia e Equador concordaram ontem em reativar, em caráter temporário, a chamada "Cartilha de Segurança" fronteiriça, até que os países, sem relações diplomáticas formais desde março, normalizem a situação.
O acordo foi fruto de encontro entre os militares de ambos os países promovido pela OEA (Organização dos Estados Americanos) ontem no Panamá.
Segundo nota da entidade, a "Cartilha de Segurança" estará vigente "até que ambos os governos acertem mecanismos mais amplos" com o objetivo de restabelecer as relações diplomáticas.
A cartilha reativa procedimentos de segurança na porosa fronteira entre os países, tanto para as polícias como para as Forças Armadas, um dia depois de o Equador acusar os militares colombianos de fazerem novas incursões em seu território.
Quito rompeu relações diplomáticas com Bogotá em março em reação ao bombardeio, por militares colombianos, de um acampamento das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) no Equador.
O caminho até a retomada formal das relações bilaterais, até agora, parece longo. O governo da Colômbia diz que o país vizinho é tolerante à presença dos rebeldes e divulgou arquivos que seriam das Farc mostrando ligações entre o governo do presidente Rafael Correa e a guerrilha.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Havana libera passaporte de mãe de médica dissidente que tem família na Argentina
Próximo Texto: Paraguai: Por invasões, produtores buscam Justiça
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.