São Paulo, terça-feira, 22 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA SEM LIMITES

Apoio ao modo como o presidente conduz a campanha antiterrorista cai de 63% em abril para 50% agora

Apoio à guerra ao terror de Bush despenca

DA REDAÇÃO

Uma pesquisa divulgada ontem pelo jornal "The Washington Post" em colaboração com a rede de TV ABC mostra que a aprovação do modo como o presidente George W. Bush conduz a guerra contra o terror, a maior bandeira de seu governo, despencou 13 pontos desde abril -hoje, Bush aparece atrás do democrata John Kerry, seu adversário na eleição de novembro, na pergunta sobre quem faria um trabalho melhor nessa área (47% contra 48%).
De modo geral, a maioria, 51%, desaprova o governo Bush, contra 47% que o aprovam -praticamente os números de maio.
O novo levantamento, feito por telefone entre os dias 17 e 20 com 1.201 pessoas, mostra que, hoje, 50% dos americanos aprovam a campanha antiterror de Bush, contra 48% que a desaprovam. A margem de erro é de três pontos percentuais para cima ou para baixo. Em abril, a aprovação era de 63%, e em maio, de 58%.
Em contrapartida, melhorou a opinião pública quanto à Guerra do Iraque, ainda que siga desfavorável a Bush. Ao todo, 55% desaprovam a situação no país, contra 44% que a aprovam. No mês passado, quando o escândalo da tortura de iraquianos por soldados dos EUA chegou ao ápice e as mortes americanas no país superaram 800, 58% dos entrevistados desaprovavam e 40% aprovavam. Mas 69% dos entrevistados afirmaram que a situação no país hoje é melhor do que sob o ex-ditador Saddam Hussein.
A performance econômica, outro ponto delicado para Bush, também é mal avaliada, contando com 46% de aprovação -uma oscilação positiva de dois pontos- e desaprovação de 53%.
Na corrida eleitoral, o presidente aparece tecnicamente empatado com Kerry, mas oscilou negativamente e encostou no limite da margem de erro. O democrata tem 48% das preferências, contra 42% de Bush e 7% do independente Ralph Nader. No último levantamento, Kerry tinha 45%, Bush, 44%, e Nader, 6%.


Texto Anterior: EUA exageram valor dos detidos em Guantánamo
Próximo Texto: Iraque ocupado: Teerã detém tripulação e barcos britânicos em águas iranianas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.