São Paulo, sexta-feira, 22 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Blair deve virar católico após deixar o cargo

DO "INDEPENDENT"

Tony Blair se tornará "certamente" católico depois de deixar seu cargo de primeiro-ministro britânico na quarta que vem, afirmaram amigos do premiê ao "Independent". Para eles, isso acontecerá em breve.
Blair deve discutir sua conversão com o papa Bento 16, com quem se reunirá em Roma amanhã, depois de participar de sua última cúpula da União Européia, em Bruxelas.
Antes de assumir o cargo de premiê, Blair comungou regularmente em uma igreja católica. Mas analistas acreditam que ele decidiu se manter anglicano devido às dificuldades legais e políticas que poderia enfrentar enquanto estava no posto.
Os britânicos nunca tiveram um premiê católico, e alguns advogados acreditam que o Ato de Emancipação de 1829 pode ainda impedir um católico de se tornar primeiro-ministro.
Alguns juristas dizem que uma conversão poderia afetar a relação entre o Estado e a Igreja Anglicana. Além disso, Blair poderia ter enfrentado questionamentos se suas crenças religiosas afetariam o processo de paz na Irlanda do Norte -dividida entre católicos e protestantes.


Texto Anterior: Mísseis: Rússia insiste em sistema conjunto
Próximo Texto: Espanha cria programa de trabalho temporário para imigrante africano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.