São Paulo, sexta-feira, 22 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA SEM LIMITES

Governo Bush estuda fechar prisão em Guantánamo

DA "ASSOCIATED PRESS"

O governo George W. Bush está perto de um consenso para fechar a prisão em sua base militar em Guantánamo, Cuba, onde detém sem indiciamento e julgamento estrangeiros suspeitos de terrorismo. Segundo fontes da Associated Press a decisão -que inclui transferir os 380 prisioneiros da base para outros centros de detenção em território americano- seria discutida hoje na Casa Branca, mas a reunião foi cancelada após a notícia vazar.
Entre os possíveis destinos dos detentos está a prisão militar de segurança máxima de Fort Leavenworth, Kansas, onde seriam julgados.
Um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional confirmou que a reunião estava marcada mas foi cancelada.
A proposta pode ser barrada, mas a pressão pelo fim de Guantánamo tem crescido desde uma decisão da Suprema Corte em 2006 que considerou ilegal um sistema para processar combatentes inimigos, seguida por decisões de juízes militares que rejeitaram denúncias contra dois suspeitos.


Texto Anterior: Colômbia: Farc sugerem Granda para troca de prisioneiros
Próximo Texto: Paraguai: Eleição provoca pancadaria na Câmara
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.