UOL


São Paulo, terça-feira, 22 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bush acusa novamente a Síria e o Irã de dar abrigo a terroristas

DA REDAÇÃO

O presidente dos EUA, George W. Bush, voltou a acusar ontem o Irã e a Síria de dar abrigo a terroristas e disse que os países poderão ser responsabilizados por qualquer ato de terrorismo que prejudique as iniciativas de paz para o Oriente Médio.
"A Síria e o Irã continuam a abrigar e a apoiar terroristas. Esse comportamento é completamente inaceitável, e os Estados que apoiam o terror serão responsabilizados", disse.
Bush fez a advertência durante uma entrevista coletiva ao lado do premiê italiano, Silvio Berlusconi, no rancho do presidente americano em Crawford, no Texas. A declaração foi feita durante a declaração inicial de Bush, quando ele falava sobre a possibilidade de progressos no plano de paz para o Oriente Médio.
Bush, que se reunirá nesta semana com o premiê palestino, Mahmoud Abbas (mais conhecido como Abu Mazen), e na semana que vem com o premiê de Israel, Ariel Sharon, disse esperar um apoio dos demais países da região nos esforços de paz.
Para Bush, Mazen e Sharon "estão mostrando liderança e coragem". "Agora é a hora de os governos de todo o Oriente Médio apoiarem os esforços desses dois homens para combater o terror em todas as suas formas", disse.
Diversos grupos terroristas palestinos, como o Hamas, o Jihad Islâmico e a Frente Popular para a Libertação da Palestina, têm sede na Síria. Além disso, a guerrilha terrorista libanesa Hizbollah, criada inicialmente para combater a ocupação israelense no sul do Líbano, terminada em 2000, é apoiada pela Síria e pelo Irã.
Durante a Guerra do Iraque, os EUA também haviam acusado a Síria de dar abrigo a ex-integrantes do regime de Saddam Hussein. O governo sírio nega.
O Irã foi colocado no ano passado por Bush, ao lado da Coréia do Norte e do Iraque, como membro de um "eixo do mal", de países que estariam desenvolvendo armas de destruição em massa e colaborando com terroristas. Os EUA acusam ainda o Irã de não fazer o suficiente para combater os membros da rede terrorista Al Qaeda.
O chanceler iraniano, Kamal Jazari, rebateu as acusações de Bush, afirmando que são os EUA que "estão abrigando terroristas no Iraque".
"Não somente o Irã não acolhe terroristas como luta contra eles", disse. "Acho que são os EUA que estão abrigando terroristas, porque agora os americanos controlam até o último recanto do Iraque", afirmou.

Necessidade
O porta-voz da Casa Branca Scott McClellan disse mais tarde que a menção de Bush à Síria e ao Irã era uma maneira de "lembrar a esses países a necessidade de tomar ações duras contra os terroristas".
"O Irã e a Síria continuam a fazer coisas que são inúteis, e é importante continuar a deixar claro que suas ações são inaceitáveis", disse McClellan. "Eu vejo isso como uma forma de lembrança contínua de que as ações que eles têm tomado não são úteis e que isso não é aceitável", afirmou.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Europa quer dar mais poder à ONU
Próximo Texto: Relatório oficial admite violações contra suspeitos de terror nos EUA
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.